quinta-feira, 6 de abril de 2017

Xuxa argenta

Na Copa de 2014, quando a Xuxa apareceu torcendo para a Argentina - vestindo a camisa celeste e tudo -, os comentaristas de portal™ desceram a lenha até à quinta geração da família Meneghel, como de costume. Na ocasião ela até tentou explicar a importância que o país sempre teve em sua vida, mas obviamente não conseguiu convencer ninguém de que era absolutamente compreensível ela desfilar por aí com a camiseta da AFA.
Admito que eu tinha apenas uma vaga ideia que a Xuxa havia feito algumas coisas aqui na Argentina em algum momento, mas não sabia exatamente o que era, e estou certíssima de que pouca gente no Brasil tem noção do fenômeno que ela foi e ainda é do lado de cá do rio Uruguai. Só entendi quando vim morar aqui, mas é bem fácil de explicar, na verdade. Lembra quem era Xuxa e o que ela representava no Brasil há 30 anos? Pois aqui era igualzinho. A única diferença é que na Argentina as pessoas continuam amando “la reina de los bajitos”, enquanto no Brasil ela se tornou saco de pancadas virtual.
É meio difícil acreditar que com um espanhol bastante inferior ao meu (em meu primeiro trimestre em Buenos Aires, cabe salientar) uma brasileira fosse a principal estrela infantil da televisão argentina no final da década de 1980 e início da de 1990. Mas é isso. Não existe uma pessoa com mais de 27 anos neste país que não a conheça e que não tenha nada a dizer a seu respeito. Nessa época, Xuxa chegava a Buenos Aires na sexta-feira e em um ou dois dias gravava os programas de toda a semana. Mais tarde, dizem ainda que chegava a passar metade do mes aqui e outra metade no Brasil.  
Agora ela só aparece por aqui num intervalo de anos para participar de algum programa de TV ou de peças publicitárias, mas ainda é notícia quando faz alguma coisa no Brasil. Quando desfila por alguma escola de samba, quando faz aniversário, quando a Sasha aparece em algum portal brasileiro revelando que arruma a própria cama. E o mais impressionante é que quando se dá uma olhadinha nos comentários encontramos um total de zero insultos. Ninguém odeia a Xuxa aqui. Todo mundo acha que ela está maravilhosa para seus 54 anos e todos têm lembranças incríveis de sua infância assistindo ao Xou de Xuxa.  
Depois de tomar conhecimento disso tudo, eu, que já apoiava o uso da camiseta da AFA, não entendo como ela não mora em uma mansão no Barrio Parque, do lado da casa de Susana Giménez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário