quarta-feira, 15 de março de 2017

Nós e uma pizza no cemitério


Não, não é um dejavú, tampouco temos o costume de levar comida aos mortos. Acontece que, por alguma razão, sempre que vamos ao cemitério de la Chacarita temos alguma comida na bolsa. A primeira vez estávamos voltando da casa da mãe do Javi com uma chocotorta. Na segunda (e última até agora) fomos depois de comer pizza na pizzaria que fica em frente. Sobrou dois pedaços. Levamos, claro.
A ida ao cemitério já estava planejada, o que não estava planejado era que sobraria pizza, mas tudo bem, isto jamais seria um impedimento. E por que fomos outra vez ali? Porque quando fomos visitar Gustavo Cerati só vimos sua tumba e nada mais. Faltava ver a de Gardel, a de Pappo e as de outras pessoas importantes para a Argentina, mas não tanto para nós.
O incrível é que desta vez encontramos a tumba de Gardel em menos de 10 minutos, meio por acaso, sem perguntar a ninguém. A má notícia é que teremos que voltar porque não encontramos a de Pappo. Daí não sei, podemos levar um hambúrguer.
O túmulo de Gardel não tem nada a ver com a gavetinha sem graça de Cerati, feita especialmente para que não se transforme em um santuário de loucos fanáticos. A de Gardel, no entanto, é exatamente isso. Desde sua morte lugar o recebeu centenas de placas de metal de fans ou de gente que fez parte da sua vida de alguma maneira. Nas plaquinhas há mensagens de agradecimento e até histórias meio estranhas de fãs.
Quando nos aproximamos havia um señor parado ali, fazendo o sinal da cruz para Gardel assim que notou nossa presença. Nos perguntou se gostávamos do cantor e dissemos que sim. Então nos explicou que nos dias de seu aniversário de vida e de morte os Gardelianos abrem o mausoléu para que as pessoas possam entrar. Nos convidou para participar da próxima, dissemos que sim, sem raciocinar muito no significado daquilo.
Aparentemente são eles, os Gardelianos, quem cuidam e mantém o túmulo em perfeito estado, sempre limpo, com a pintura branca em dia, livre de umidade e com algumas flores.
O senhor ficou ali por mais um minuto e se foi, deixando a gente mais a vontade para ler as mensagens e tecer comentários referentes a elas.
Ainda estamos pensando a respeito do convite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário