terça-feira, 8 de setembro de 2015

Sobre aceitar o que o universo quer

A maior parte do mês de agosto foi para mim uma tortura chinesa em que tudo o que apreciei de Buenos Aires era o que se podia ver da janela do meu quarto. Enquanto chovia torrencialmente por semanas ininterruptas eu começava a me dar conta de que possivelmente meu período na capital porteña seria justamente aquele para qual eu vim preparada: seis meses. Não era exatamente um plano, mas era mais ou menos o que eu, sem querer, tinha determinado antes de sair do Brasil. Mas claro que quando eu cheguei aqui isso tudo foi mudando. Como não querer passar anos ou o resto da vida nessa cidade?


Aconteceu o óbvio, a vontade de ficar mais tempo, muito mais tempo, e comecei a arregaçar as mangas. De repente me pareceu algo totalmente possível, porque para a minha surpresa, há um mercado para jornalistas com português, ainda que minúsculo e restrito, mas se existe já é o bastante para eu fechar os olhos e imaginar um futuro. Só que a coisa não acontecia, e quanto mais eu chorava e esperneava, menos sucesso eu tinha em minha jornada solitária. Enquanto eu passava o mês sofrendo o pavor de ver minhas chances de ficar por aqui se acabarem, e, pior, enquanto eu desperdiçava tempo, finalmente veio a aceitação.
Às vezes o universo tem alguns planos que são maiores do que as nossas vontades e lutar contra isso por muito tempo é inútil de desgastante. Quando passei a aceitar o que esse pelotudo queria, a ideia de voltar pro Brasil já não parecia mais tão assustadora. Eu estava tendo uma experiência incrível, estava vivendo tudo o que eu queria viver, mas meu “meio ano sabático” teria fim, e pronto. Não é pra ser.
Quando o fim chegar terei coxinha, pastel, estrogonofe, bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro, minha família, alguns amigos, um imenso aprendizado e muitas, muitas boas lembranças para o resto da vida. Um novo começo. 

Um comentário:

  1. Deveria ter algum projeto literario. Normalmente o que gente faz quando estamos assim é escrever, você não acha? A solidão para mim, é sinônimo de criação artística. Talvez algum projeto significativo para você. Já pelo menos você escreveu por aqui...

    ResponderExcluir